Nossa experiência de viver a bordo de um veleiro

Quando minha mulher e eu optamos viver boa parte do tempo em um veleiro fomos movidos mais pela imaginação. Não tínhamos noção clara das vantagens e desvantagens da nossa escolha. É essa nossa experiência que queremos compartilhar neste post.

 

Um pouco da nossa experiência de viver a bordo

Adquirimos nosso veleiro no final de 2011 com a ideia de usa-lo basicamente como casa de praia. Passamos cerca de 70% do tempo no barco. Deste tempo, mais ou menos a metade ficamos atracados no pier da marina,  a outra metade passamos navegando e ancorados no muitos maravilhosos locais da Baía da Ilha Grande.

Conheça os lugares que mais gostamos de ir

Nosso sonho não é e nunca foi sair velejando pelo mundo mas sim curtir a vida de aposentados longe do stress de uma cidade grande.

Conheça o nosso veleiro

Vantagens e desvantagens

Acho que em termos de vantagens e desvantagens um veleiro se compara a uma casa de praia, acredito inclusive que esta é a dúvida de muitos: devo comprar um veleiro ou uma casa de praia? Nós ficamos anos com ela antes de optar pelo veleiro.

Nós procuramos muito por um lindo local no litoral que nos permitisse estar junto a natureza e não corrêssemos o risco de comprar algo em um condomínio barulhento, com vizinhos chatos. Nestes dois pontos o veleiro é imbatível. Você vive na natureza e se aparecer um vizinho chato é só mudar de lugar.

Outras vantagens percebidas: 

Atividades físicas constantes: um veleiro exige bastante do seu corpo, precisa estar em boa forma física. 

Vida social: você consegue ter a vida social que desejar, desde a mais intensa até a vida de reclusão, em um veleiro todos os estilos estão ao seu alcance. Agora para quem preza sossego não há nada melhor.

O prazer de poder variar de lugar: cansou de ficar em uma marina, ou uma região? É fácil, basta levar o barco para outro lugar. Cansou de  ir sempre na mesma praia? Fácil, navegue para uma ilha diferente.

Não precisa sair para pescar, nadar, mergulhar: adoro pescar e no barco é muito fácil. A "casa" já é o local de pesca!

Velejar: casas de praia não navegam com o vento, acho que esse é o mais grave defeito delas. Velejar é algo mágico, você consegue passar horas e dias navegando. 

Não são só vantagens

O veleiro perde em várias coisas:

Pouco espaço: por maior que seja não se compara ao espaço de uma casa, mas a gente se acostuma com pouco porque o quintal é bem grande mesmo! Há menos espaço para receber familiares e amigos (alguns podem dizer que isso é uma vantagem, rsrsrsr)

Requer estar mais atento: navegar e ancorar fora da marinha requer estar atento às condições meteorológicas e ao mar. Várias vezes no jantar já dissemos um para o outro: hoje é melhor não tomar aquele vinho porque tá pra entrar tempo ruim e a gente precisa estar esperto. 

Necessidade de economizar água e energia: viver em um barco é viver em racionamento constante de água e energia elétrica. No começo é difícil, depois a gente aprende e nem percebe mais. Mas que faz falta um ficar um tempão debaixo do chuveiro isso faz mesmo.

Trabalho constante: limpar, arrumar, cozinhar, lavar louça, fazer pequenas manutenções, fazer compras, colocar bote na água, colocar stand up na água, tirar da água, abastecer, etc. Tem serviço para fazer o dia todo.

Concluindo

Para o estilo de vida que gostamos o veleiro foi, de longe, a melhor opção. Se você gosta de veleiro mas pensa em um outro estilo de vida, isso não é importante, vá firme desenvolver seu modo de vida a bordo. O importante é estar no mar, aqui a gente se sente mais vivo!

Um pouco de reflexão e poesia

Amanhecer na marina.
Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 
Rotina da vida a bordo: pescar, limpar, preparar, comer!

Veja mais vídeos e imagens atualizados em nossa página no Facebook: BrCharter - Turismo Náutico

Vida a bordo: esse vídeo conta a história do Nino, um cão que vivia abandonado na entrada da marina.

Vida a bordo: como é passar um dia de chuva na marina? Algumas pessoas podem achar que é chato, eu acho delicioso ter um dia perfeito para relaxar e ler um livro.

Chuva forte na Ilha da Cotia, esse foi um dos maiores aguaceiros que pegamos. Era verão, escuresceu e entrou essa chuva forte. Nesse dia tomamos um delicioso banho de chuva com direito a sabão e shampoo.

Vida a bordo: como é o quintal de um veleiro quando ele está na marina? Fiz este vídeo no topo do mastro ancorado na Marina Farol de Paraty.

Quer saber como é acordar bem cedo ancorado num lugar super tranquilo? Dá uma olhada neste vídeo. O local é o Saco do Céu

Vista da pôpa atracado na marina
Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande