Lugares para conhecer em Paraty - Sudeste

A região a Sudeste de Paraty é uma excelente opção de roteiro para um final de semana. Área abrigada, litoral entrecortado, com muitas ilhas, enseadas protegidas, praias, trilhas,lugares mais desertos e selvagens que na parte Noroeste da Ilha Grande (aquela que fica próxima de Angra dos Reis).

 

O difícil é decidir o que fazer primeiro, precisa de um bom tempo para conhecer tudo! Conheça um pouco sobre os principais passeios:

Saco do Mamanguá

É um fiorde, ou seja, uma entrada de mar, com 8 km de extensão e 2 km de largura, cercado por montanhas.  Possui dezenas de praias e oito comunidades caiçaras. A principal delas é a Vila Cruzeiro, um lugar para caminhar com calma, parar para sentir a sensação de como deve ser viver ali. Próximo ao camping, começa a trilha que leva ao Morro do Pão de Açúcar. Uma subida íngreme que requer calma e boa forma física, gasta-se mais de uma hora para fazer a subida. A visão lá do alto é incrível, veja esta tomada aérea da região feita a partir do topo do Pão de Açúcar, é de tirar o folego:

A próxima parada obrigatória é o Restaurante do Dadico, um típico restaurante caiçara com boa variedade de pratos (avaliação Trip Advisor).

Está ali também a Casa dos Vampiros da Série Crepúsculo, ela fica um pouco antes da Vila Cruzeiro. Não seja tímido, desça na praia e dê uma olhada na casa, todo mundo faz isso!

No fundo do Mamanguá há um dos maiores e bem preservados mangues da região, bem ao final há uma cachoeira. Há duas formas de conhecer este mangue: alugando um caiaque ou uma lancha voadeira. O mais prático é alugar numa pequena comunidade à direita, bem na entrada do mangue, mas você também pode alugar caiaques na Vila Cruzeiro . Veja abaixo videos do mangue, você precisa viver essa experiência:

Saco do Mamanguá – Paraty – vista do Pão de Açúcar

Se for passear no mangue, principalmente de caiaque, fique esperto! Entre e sai do mangue aproveitando o sentido favorável da corrente da maré e não esqueça de levar repelente!

Trilhas

Se você gosta de trilhas, o lugar é um prato cheio, são necessários muitos dias para caminhar por toda a região. Não faça essa aventura sem ter alguém experiente com você, sério! Dá uma olhada neste link especializado no assunto: Seu Mochilão

Velejar no Mamanguá

Por formar um corredor de ventos é um local excelente para se velejar, com tempo bom é quase certeza que sopra um Nordeste (do mar para o fundo do Saco) durante o dia. No final do dia, quando o vento vira para Sudoeste, procure estar no fundo, próximo ao mangue, você vai percorrer todo o Saco em uma empopada fantástica.

Ancoragem no Saco do Mamanguá

Ancorar durante o dia, sem entrada de frente fria é tranquilo. Agora lá não é um dos melhores locais para pernoitar.

O Saco cria um corredor de vento e quando entra o Sudoeste o vento ali acelera até 40 milhas por hora fácil!

Para pernoitar seguro em termos de entrada de frente fria o único lugar que eu confio é bem no fundo, antes de entrar no mangue, na Ponta do Bananal, um lugar realmente deslumbrante! Só tem um porém: o maruim! É um mosquito pequenininho que incomoda bastante, principalmente ao amanhecer, anoitecer e em noites de lua cheia. Por este motivo o melhor é passear durante o dia no Saco do Mamanguá e pernoitar na Ilha da Cotia.

 
Ilha da Cotia

Distância de Paraty: 8,5 milhas

 

A Ilha da Cotia é o melhor local de ancoragem da região, super tranquilo e protegido do vento SW. Ali você vai dormir com o barco tão parado que pensará estar em terra firme. 

É um lugar lindo, com águas limpas onde você consegue ver estrelas do mar, perfeito para andar de stand up.

 

Nos finais de semana chega o Barcobar do Seu Miguel que serve refeições, porções, bebidas e batidas. Não deixe de provar o pastel de camarão e o ceviche. Os pedidos podem ser feitos pelo canal 68 e entregues na embarcação.

Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 
Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 
Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 

Cuidado com a laje!

Ao navegar por ali tome cuidado com uma laje não marcada nas cartas náuticas e que fica a menos de 1 metro de profundidade na maré baixa

Alternativas de ancoragem

Um dos únicos defeitos da Cotia é que ela fica lotada nos finais de semana prolongados. Ai existe a opção de ancorar em frente à ilha, um lugar muito lindo também, com águas mais limpas. Só não é recomendável ancorar lá se houver previsão de entrada de Sudoeste. Lá você fica sem proteção alguma.

Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 
Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 

Espada Velha

Quando a Cotia está muito cheia gosto de ir para a Espada Velha. Um lugar super tranquilo e lindo, com uma boa praia para curtir. No fundo desta praia tem uma trilha que leva até a estrada de Paraty Mirim. Ali, uma atividade bem legal é passear de stand up observando as tartarugas. Veja o vídeo abaixo

Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 
Aluguel de Veleiro - Alquiler de Velero - Yacht Charter Paraty - Angra do Reis - Ilha Grande 
 
Cajaíba

Distância de Paraty: 13 milhas.

 

Um lugar exótico, águas limpas e transparentes, com ótimas praias e opções de restaurante na Praia Grande e no Pouso. Por ser mais distante tem pouco movimento. Ali você vai sentir em um outro mundo, Vale a experiência.

Na navegação até lá se pega um pouco de ondulação no caminho. Dependendo das condições de mar o desembarque na praia é um pouco dificultado pelas ondas.

Um dos destaques é a cachoeira na Praia Grande e a Praia do Pouso da Cajaíba.