FAQ - Dúvidas mais comuns de quem aluga um veleiro pela primeira vez

Se você nunca alugou um veleiro de cruzeiro é natural que surjam dúvidas. Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre "como funciona alugar um veleiro" , fique a vontade para entrar em contato e obter mais informações.

Email: hermanhehn@gmail.com

Celular e WhatsApp: (11) 98111-2385 (Vivo)

 

Como funciona o aluguel de um veleiro?

Alugar um veleiro de cruzeiro é como alugar um chalé, você aluga quantidades de diárias de 24 horas. Combina o dia e horário de embarque e o dia e horário de desembarque. Se quiser alugar para um final de semana o aluguel inicia na sexta feira no final do dia e vai até domingo no final do dia e são cobradas duas diárias (veja aqui como é um final de semana em um veleiro)

Alguns veleiros aceitam fazer o day charter, que é um passeio de seis horas, iniciando as 10:00 e encerrando as 16:00 horas.

Alguns veleiros exigem o mínimo de duas diárias com pernoite (diárias de 24 horas).

Nos finais de semana prolongados normalmente são vendidos pacotes com duração do feriado.

 

Qual barco alugar?

Para escolher considere:

  • Quantidade de pessoas que irão embarcar. Na descrição do barco informamos a quantidade máxima permitida, que depende da quantidade de camas disponíveis e da habilitação do barco. Considere que veleiros não são construídos para comportar muitas pessoas, evite levar a lotação máxima, o espaço confinado torna o passeio cansativo, principalmente se forem vários dias. Considere que crianças ocupam o mesmo espaço de um adulto para dormir, principalmente se elas tiverem mais de 7 anos. Tenha em mente que nenhum dos nossos veleiros tem cabine de marinheiro e o skipper irá ocupar uma das camas. Se o seu plano é sair de manhã e voltar a tarde com um grupo grande o melhor é alugar uma escuna ou lancha.

  • Conforto a bordo. Os principais confortos a bordo são:

    • Espaço: quanto maior o veleiro mais confortável ele será.

    • Cabines fechadas: nem todos os barcos, principalmente os pequenos, têm todas as cabines fechadas por portas.

    • Gerador e ar condicionado: fora da marina o ar condicionado é tocado pela energia de gerador. O ar condicionado é importante nos meses mais quentes do ano para resfriar o barco ao anoitecer. Normalmente não é preciso dormir com o ar ligado, depois de esfriado o barco os ventiladores dão conta de manter o barco fresco. Fora dos meses mais quentes praticamente não se usa ar condicionado porque os veleiros são bem arejados.

  • Serviços ofertados. Eles variam de barco para barco. Temos os serviços relacionados à alimentação: compra de mantimentos; preparação de refeições; diárias all inclusive; charter gastronômico; charter com aulas de vela.

  • Custo da diária. Obviamente tudo tem seu custo, os melhores barcos, que oferecem mais conforto e serviços cobram diárias maiores. No descritivo de cada barco você tem o valor da diária.

 

Faça uma primeira escolha. Mais tarde, quando conversarmos iremos ajuda-lo a refinar sua seleção.

Qual o valor da diária?

O valor da diária depende do barco escolhido, da quantidade de pessoas que irão embarcar, da quantidade de dias de aluguel. De forma geral o valor da diária para um final de semana normal, alugando duas diárias é o que aparece na descrição do barco no site. Nos feriados o valor será maior. Para três ou quatro diárias haverá desconto. Só conseguimos fornecer um orçamento preciso se você informar:

  • Data e hora de início do charter.

  • Data e hora de término no charter.

  • Quantidade de pessoas que irão embarcar. Se houver crianças informe a idade de cada uma.

 

Quais as opções de roteiro e tipo de passeio?

As opções dependem basucamente do número de dias que você irá alugar.

 

O que está incluso no valor do aluguel do veleiro e o que é cobrado à parte?

Não temos um padrão, cada proprietário tem suas particularidades na forma como aluga seu barco. É preciso consultar a cada caso, mas em linhas gerais temos:

  • Como padrão todos os nossos veleiros somente são alugados com skipper, a pessoa responsável por comandar o veleiro zelando pela segurança e conforto dos hospedes e da embarcação. O custo do skipper já está incluído no valor da diária. Normalmente o skipper é o proprietário.

  • Como padrão todos os nossos veleiros oferecem roupa da cama e mesa, cozinha completa com utensílios. Toalhas de banho e praia não são ofertadas pelos barcos.

  • O combustível normalmente já está incluído em passeios de finais de semana nos arredores da Baía de Paraty. No caso de períodos mais longos, com navegações mais longas o combustível pode ser cobrado à parte. Quando cobrado à parte é com base em uma quantidade de litros de diesel consumido por hora de funcionamento do motor, como por exemplo, 7 litros por hora de funcionamento do motor.

  • Alimentação e bebidas normalmente são cobradas à parte, alguns barcos incluem na diária o café da manhã.

  • Aulas de vela também são cobradas à parte.

 

Como é a alimentação?

Você pode levar mantimentos e preparar sua refeição a bordo, todos os barcos tem cozinha com pia, fogão, refrigerador, utensílios de cozinha (panelas, pratos, talheres). Você pode também ir em restaurante nas ilhas, veja aqui dicas sobre a alimentação a bordo.

 

Como é o pernoite a bordo?  É seguro dormir nas ilhas?  Como é o pernoite na marina?

O pernoite tanto pode ser na marina, como em tranquilas e seguras enseadas na região. Em quase 100% dos casos os hospedes preferem pernoitar fora da marina. Existem muitas alternativas de locais de pernoite com segurança. A região não tem registros de assaltos a embarcações.

​Todos os barcos oferecem roupa de cama.

 

Posso levar crianças?  Posso levar animais?  Posso levar pessoas com dificuldade de locomoção?

Não há restrições quanto a crianças a bordo, mas tenha consciência que elas requerem atenção constante dos pais, principalmente quando o barco estiver velejando. Considere que um veleiro é uma plataforma em constante movimento e, quando está velejando, inclina.

 

A dificuldade quanto aos animais é em relação ao banheiro! A bordo não há um local para o animal fazer suas necessidades e é necessário levá-lo a praia, o que nem sempre é algo fácil, principalmente a noite se estiver chovendo. Há também a dificuldade do animal fazer as necessidades fisiológicas no caso de longos períodos de navegação como, por exemplo, ir para a Ilha Grande. Resumindo: se puder evite levar animais de estimação. Alguns proprietários não aceitam animais a bordo.

 

Quanto às pessoas com dificuldades de locomoção é preciso analisar caso a caso. Embarcar e desembarcar de veleiros; subir e descer as escadas internas; ir ao banheiro no meio de uma velejada são exemplos de situação que exigem certa mobilidade.

 

Tenho medo de enjoar! O que fazer?

Na região da Baía da Ilha Grande só temos águas abrigadas, não é mar aberto! Isso cria uma condição única de navegação na América do Sul. Conforme o roteiro, indo para a Ilha da Cotia e Saco do Mamanguá, não haverá ondulação superior a 30 cm, parece uma represa.

No caso de travessia de Paraty para a Ilha Grande, se o mar estiver de ressaca, entram ondas na Baía, mas são condições excepcionais.

Nos muitos charters que fiz só tive algumas poucas pessoas enjoando no meio da travessia de Paraty para Ilha Grande. Navegando pelas redondezas de Paraty nunca tive um hospede que enjoou.

 

Onde é o embarque e desembarque? Tem lugar para deixar meu carro?

A maior parte dos nossos veleiros fica localizada em Paraty, onde é feito o embarque e desembarque, deixando o carro em uma marina, com estacionamento 100% seguro.

Temos veleiros localizados em Angra dos Reis e ai embarque e desembarque ocorrem nesta cidade.

É possível escolher um veleiro que fica em Paraty e embarcar e desembarcar em Angra dos Reis, mas será cobrado o deslocamento.

 

Podemos navegar de noite?

Por uma questão de segurança a maioria dos nossos veleiros não navega a noite, a não ser em condições de emergência. A região tem muitos pescadores que colocam redes e espinheis sem sinalização, se elas se prendem na hélice o estrago é grande!

 

Como é feito o pagamento do charter?

Para garantir a reserva o cliente deve depositar um sinal, normalmente de 50% e o restante deve ser pago no charter. Todos os pagamentos são feitos diretamente aos proprietários.

Como está o tempo agora em Paraty e quais as previsões de tempo, vento e mar para o período do passeio?

Na página Home deste site você tem dois links:

  • Um para saber como está o tempo neste exato momento em Paraty vendo a CÂMERA AO VIVO no Aerporto de Paraty;

  • Outro para saber, com até 9 dias de antecedência, as previsões de tempo, vento e mar no período do charter.

  • Clique aqui para ver câmera e previsões.